Tempo de festa, de colheita…de comemorar as bodas de prata de um Centro de Referência, que segundo as palavras do nosso querido Dr. Mark Napoli, não perde para nenhum serviço de Saúde mental do mundo! 3i4w3u
A prata – como metal precioso- simboliza a força, a beleza, a durabilidade!
Tempo de dizer que somente um projeto muito bem fundamentado e que carrega consigo a força motriz de um COLETIVO, resiste e sobrevive à esta dificílima e delicada tarefa do CUIDAR EM LIBERDADE!
A prata simboliza também a resiliência, a persistência, a dedicação e a entrega ao longo dos anos!
Como um álbum de fotografias ou um filme…. vejo ar por minha cabeça imagens, cenas, lembranças, rostos, abraços e palavras…que privilégio ter vivido tudo isso! Bate a saudade, a nostalgia… mas sobretudo a sensação do dever cumprido!
Foto: Dona Sergina
Lembro dos que estão, dos que já se foram e dos que nunca desistiram de lutar por um mundo mais justo… onde todos possam pertencer, viver, ter voz e vez!
Descobri que existem várias formas de Manicômio e um dos piores é aquele que habita dentro da alma: o manicômio do egoísmo, do desinteresse e da indiferença para com os que sofrem!
O Momento é de festejar e agradecer à cada um… que um dia sonhou junto, se inquietou, se levantou, trabalhou duro e conseguiu mudar o destino de tantas pessoas e famílias – quando iniciamos era uma média de 100 internações por ano.
Agradecer à cada usuário, cada familiar pelo amor, confiança e aprendizagem!
Espero que a casa continue sempre sendo de vocês!
Enfim, agradecer e parabenizar toda FAMÍLIA CERSAM, pois afinal de contas, o compromisso com a dignidade da existência humana nos torna mais do que parentes… e é na força destes laços que nos revigoramos e mantemos a alegria de continuarmos juntos!
Vida longa ao CERSAM!
Vida longa aos Lutadores Antimanicomiais!
Vera Luiza Bartels Fernandes